Implantes Dentários

Contamos com uma equipe clínica formada por profissionais especializados e em constante atualização em todas as áreas da odontologia. Colocamos à sua disposição a assistência que se encaixa perfeitamente às suas necessidades.

O que são implantes dentários?

Implantes dentários são peças de formato próximo de “parafusos” feitos de titânio especialmente tratados e desenvolvidos para substituir a parte da raiz de um dente que tenha sido “perdido” pelo paciente. Após a colocação do implante, será feita a prótese, que irá substituir a parte da coroa (parte que fica visível na boca) do dente, para formar o conjunto completo que irá devolver ao paciente a função mastigatória e estética.

Como são colocados os implantes?

A colocação ou instalação dos implantes é feita em um procedimento que é chamado de fase cirúrgica, onde a região será devidamente anestesiada pelo cirurgião dentista, e com o auxílio de instrumentos especiais serão posicionados os implantes na estrutura óssea do paciente, abaixo da gengiva. Este procedimento pode ser realizado até mesmo com anestesia total para casos mais extensos e complexos, porém na grande maioria dos casos, a anestesia local é suficiente e garante extremo conforto ao paciente durante o procedimento. Podem ser instalados desde 1 implante até uma arcada completa em um procedimento, variando o tempo do mesmo.

Após a colocação dos implantes o que acontece?

Após realizada a colocação dos implantes, é feita uma avaliação para determinar quanto tempo precisa ser aguardado para a realização das próteses que serão fixadas aos implantes. Alguns fatores são avaliados para isso, como a fixação imediata do implante no momento da colocação, quantidade de osso disponível, idade do paciente, oclusão (“mordida “), região onde o implante foi instalado entre outros fatores. O tempo pode variar de alguns dias até meses para a colocação da prótese sobre o implante, respeitando um processo chamado de ósseo integração, que nada mais é que o período que nosso organismo vai levar para que o implante seja totalmente integrado e tenha uma fixação ideal.

Existe chance de rejeição de implantes dentários?

Antes da realização da cirurgia de instalação de implantes, devem ser observados e respeitados alguns fatores como por exemplo: saúde sistêmica do paciente, fatores relacionados a cicatrização, processos inflamatórios ou infecciosos existentes, hábitos, saúde periodontal(gengiva), medicações de uso contínuo entre outros. Quando respeitados e observados todos os fatores os implantes dentários não podem ser “rejeitados” pelo nosso organismo já que o titânio é um material extremamente biocompatível, ou seja, aceito pelo nosso corpo.

Os implantes duram para a vida toda?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais(próteses), e vão fazer a função antes realizada pelo dente natural. A durabilidade de um implante é bastante longa, porém assim como os próprios dentes naturais não tem a garantia de permanecerem até o fim das nossas vidas, os implantes também podem sofrer alguns tipos de degradação ou situações onde podem ser “perdidos” como traumas, por exemplo. Uma manutenção correta da saúde bucal, supervisionada por um cirurgião dentista, realização de radiografias ou tomografias periodicamente vão garantir uma grande longevidade dos implantes.

Quantos implantes podem ser colocados, no caso de quem perdeu todos os dentes, é necessário colocar todos, um a um?

No momento da consulta inicial de planejamento, o dentista irá verificar as melhores soluções para reabilitar o paciente, levando em consideração quantos dentes estão ausentes e assim sugerindo o tratamento adequado. Podem ser colocados desde 1 implante individual para substituir 1 dente, ou mesmo todos os dentes em caso de o paciente não possuir mais nenhum dente natural na arcada.

O que é Prótese Total sobre implante ou Protocolo?

A Prótese total implanto-suportada, é uma peça única que reproduz todos os dentes e gengiva e  fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende evitar ou mesmo deixar de usar as dentaduras convencionais que são soltas apenas apoiadas na gengiva do paciente, o que muitas vezes causa movimentação e deslocamento, ocasionando uma fala prejudicada e mastigação desconfortável. As próteses fixas sobre implante devolvem uma segurança maior ao paciente, devolvendo também muitas vezes a auto-estima abalada pela ausência de dentes.

Precisa de ajuda?