• 22 OUT 15

O que fazer se acidentalmente arrancarmos algum dente?

O dente pode ser reimplantado se levado ao hospital ou à clínica rapidamente. Se for transportado adequadamente até o hospital ou à clínica no prazo de até duas horas (quanto menor o tempo, maior o sucesso da reimplantação), o mesmo dente do paciente pode ser recolocado. Se apenas um pedaço do dente foi quebrado, ele também pode ser recolocado se levado a tempo ao hospital  mas corre o risco de ficar na cor diferente.
    Isso acontece porque os ligamentos periodontais, dentro desse período, estão preservados. São parecidos com fios vermelhos, finos como um fio de cabelo, que ligam os dentes à gengiva e ao osso do maxilar – também chamado de rebordo alveolar. A gengiva é somente o “carpete”, ou seja, o revestimento externo do osso.
    Acidentes com dentes de leite, abcessos por causa do dente do siso e trauma de mandíbula também são casos de urgência e que demandam socorro rápido e adequado. Dor ao beber líquidos, mastigar e até com o ar pode ser sinal de fratura do dente. Nesse caso, é necessário procurar um dentista assim que possível para fazer uma radiografia.
    Quando não é possível colocar o próprio dente da pessoa, a saída são os implantes, popularizados nas clínicas classe C e já disponíveis em alguns centros de especialidades do SUS. Neste tipo de tratamento, a demanda de pacientes sempre é muito maior que a oferta.
    Os implantes, porém, não são para todos: é preciso ter estrutura óssea adequada. Além disso, doenças crônicas, como diabetes, podem complicar. Ao implantar o dente, ele consegue fazer o papel mecânico dentro do osso, fortalecendo e impedindo que a estrutura óssea seja absorvida (o que ocorre quando a pessoa fica desdentada) e que a boca fique murcha.
    Mesmo com implante, a pessoa tem que ter cuidado com as comidas muito duras e grudentas nos primeiros meses para dar tempo do osso que ficou ao redor do implante ficar mais resistente, gerando uma estabilidade melhor a cada dia, até ficar completamente grudado no osso.