Próteses Dentárias

Contamos com uma equipe clínica formada por profissionais especializados e em constante atualização em todas as áreas da odontologia. Colocamos à sua disposição a assistência que se encaixa perfeitamente às suas necessidades.

O que são as próteses dentárias?

As Próteses Dentárias são peças feitos para pessoas que tiveram algum problema e precisam repor algum dente que foi extraído, que esteja quebrado ou até mesmo que não tenha nascido. Para isso, existem diferentes tipos de próteses dentárias e diferentes tipos de materiais que se adaptam às necessidades específicas de cada paciente.

Quais são os tipos de próteses dentárias?
Prótese fixa

As próteses fixas são caracterizadas por não serem removidas, retiradas pelo paciente. São trabalhos fixos, cimentados, colados de alguma maneira. Podem ser feitas próteses fixas nos casos onde existe uma raiz do dente ainda em boas condições, mas que o paciente tenha quebrado a parte da coroa do dente, por exemplo. Outros exemplos de próteses fixas são as conhecidas como “pontes fixas” onde na ausência de um dente, é feito sob medida uma prótese que reproduz o dente perdido, e esta prótese fica fixa nos dentes vizinhos ao que se perdeu. Existem várias situações onde as próteses fixas são indicadas e podem ser feitas de diferentes materiais, como porcelana, resina, zircônia entre outros.

Prótese Total Removível

A prótese removível é também conhecida popularmente como dentadura. Trabalho realizado há muitas e décadas e que até os dias de hoje por razões financeiras ou alguma limitação fisiológica do paciente são utilizadas.

Sim, a boa e velha dentadura. Ela substitui toda a dentição de uma arcada, nos casos onde o paciente não possui mais nenhum dente. É retirada pelo paciente para dormir e também para que seja feita a limpeza.

Uma vantagem da prótese total removível é que se trata de um procedimento mais simples, sem a necessidade de cirurgia ou da colocação de estruturas fixas nos dentes. Por outro lado, a dentadura pode trazer prejuízos para os movimentos da boca e para os dentes, justamente por se mexer dentro da boca, causando muitas vezes uma insegurança e uma baixa na auto-estima do paciente.

Prótese Parcial Removível

As próteses parciais removíveis utilizam como fator de fixação, uma espécie de grampos de encaixe e conectores para firmar a prótese na boca. A prótese fica presa a outros dentes que o paciente ainda possui. Portanto é indicada para pacientes que perderam 1 ou mais dentes, mas que ainda possuem dentes na arcada. O paciente pode remover a prótese caso prefira para dormir e para higienizar a peça.

Prótese Parcialmente Removível

As próteses parcialmente removíveis utilizam uma espécie de grampos e conectores para firmar a prótese na boca.

Geralmente, este tipo de prótese é recomendado para pacientes que ainda tem um número alto de dentes. A vantagem é que nesta opção de tratamento não é necessário desgastar os dentes para encaixar a prótese.

Precisa de ajuda?