Facetas ou Lentes de Contato

Conhecidas com alguns nomes pelo público em geral, as facetas, laminados, lentes, são soluções muito utilizadas devido ao altíssimo resultado estético e pelo baixo desgaste do dos dentes. Existem algumas diferenças nas técnicas realizadas pelo profissional e também os materiais escolhidos para a realização das peças. Alguns com desgastes mínimos de poucos milímetros, outros um pouco maiores. O processo de “colagem” ou cimentação das peças também varia. Os materiais escolhidos também variam de acordo com a indicação do caso, exigência estética do paciente entre outros fatores.

FACETAS EM PORCELANAS/CERÂMICAS

Os materiais mais utilizados hoje no mercado são as porcelanas/cerâmicas, por serem materiais que promovem uma fidelidade muito grande aos dentes naturais, permitindo aos profissionais, reproduzir a anatomia dental muito realista e com toda a riqueza de detalhes de cores, estruturas anatômicas, translucidez entre outros. Além de proporcionarem altíssima durabilidade, podendo-se quase dizer que são trabalhos de duração permanente, se bem executadas e recebendo os devidos cuidados de manutenção pelo paciente.

FACETAS OU RESTAURAÇÕES EM RESINA COMPOSTA

Com a evolução das resinas compostas, surgiram novas técnicas de escultura e reconstrução dos dentes anteriores, e com isso começaram a ser denominadas de “facetas em resina”. Tecnicamente se bem realizadas, proporcionam excelente resultado estético e boa durabilidade ao paciente. A manutenção dos trabalhos é um tanto mais frequente se comparadas às facetas em porcelanas, devido a diferente característica do material utilizado e forma de adesão.

Qualquer pessoa pode ter facetas em Porcelana ou Resina?

Sempre será necessária uma avaliação profissional para determinar se está indicada a realização de qualquer tipo de faceta. Alguns fatores muito importantes precisam ser observados como: oclusão(“mordida”), posicionamento dentário, retrações gengivais entre outros fatores, com o objetivo de preservar a integridade das facetas, conforto na mastigação e na fala do paciente e também a saúde periodontal, que é a saúde da gengiva próxima de onde são colocadas as facetas.

Precisa desgastar ou lixar os dentes para realizar facetas?

Cada caso necessita de avalição prévia para planejamento individual, porém como maioria, podemos dizer que algum pequeno desgaste geralmente deve ser realizado, de acordo com o material escolhido, posição dos dentes, tamanho e largura dos dentes entre outros fatores.

Quem escolhe a cor e o formato das facetas?

A escolha tanto da cor quanto do formato das facetas deve ser realizada por planejamento prévio e discutida entre o paciente e o cirurgião dentista, levando em conta o efeito desejado pelo paciente e também as orientações técnicas do dentista. Existe muita ciência na estética, portanto, forma, tamanho, cor, devem sempre respeitar critérios como a idade, tipo do sorriso, tamanho dos dentes, proporções adequadas e outros critérios técnicos os quais são de conhecimento do profissional.

Quanto tempo leva para ficarem prontas as facetas?

O tempo para a finalização do caso, vai depender de quantos dentes serão tratados, qual material e técnica será escolhida. Pode ser uma sessão única ou processos divididos em várias consultas.

Precisa de ajuda?